segunda-feira, 7 de maio de 2012

A Colecção Desmet



Composta por mais de 900 bobines em nitrato, a Colecção Jean Desmet, actualmente preservada pelo EYE Film Institute Netherlands, é um dos acervos mundiais mais impressionantes de História registada em película.

Resultado do espírito de um pioneiro na distribuição de cinema na Europa e que "não deitava nada fora, nem sequer os recibos do lavador de janelas", a colecção reúne obras-primas de D.W. Griffith e Louis Feuillade, filmes interpretados por Asta Nielsen e Lyda Borelli, observações quotidianas produzidas pela Pathé, Gaumont ou Edison, e títulos há muito considerado perdidos.

Património Mundial da UNESCO, a sua preservação levada a cabo no EYE Film Institute Netherlands foi recentemente premiada pela Federação Internacional de Bibliotecas Audiovisuais (FOCAL) e são promovidas, ocasionalmente, exibições em todo o mundo de títulos da Colecção Desmet.



Uma das programações mais interessantes já construídas a partir da Colecção é intitulada CRUEL AND UNUSUAL COMEDY FROM THE DESMET COLLECTION, já exibida em locais como o British Film Institute ou o Museum of Modern Art.

1 comentário:

  1. É realmente fascinante dares-nos a conhecer o que de bom se faz por esse mundo fora no que à preservação cinematográfica diz respeito. E é óptimo saber que ainda há muita gente que se preocupa a sério com isso.

    Mais uma vez, parabéns pelo excelente blog.
    Cumprimentos cinéfilos :*

    ResponderEliminar